Quem foi George Méliès ?
Conheça a história do maior produtor de ficção científica de seu tempo e um dos maiores cineastas da história.
Na França existiam dois irmãos chamados Lumière cujo os mesmo só possuíam apenas dois competidores muito fortes e um deles era o Méliès com sua produtora chamada Star Film, porém, antes de chegar a este patamar ele trabalhou em muitas outras coisas como mágico, caricaturista, encenador, ilusionista, vendedor de brinquedos, desenhista dentre muitas e muitas outras coisas. E como ele era apaixonado na época pela arte, decidiu então comprar um teatro chamado Robert Roudin, quando então ele decidiu ver a primeira apresentação dos Lumières oque só o deixou mais fascinado do que já era, depois de um tempo ele ganhou um protótipo de câmera de um amigo seu, e a partir dai ele não parou mais de gravar, ele grava tudo, as pessoas, os carros, tudo oque ele podia ele o fazia, porém, um certo dia ele estava gravando uma rua quando a câmera dele deu problema e na intenção de consertar ele conseguiu e quando foi revelar as imagens. Ele descobriu um efeito cujo nomeou de "Stop Action" onde a pessoa que estava em cena simplesmente desaparecia, ele achou isso incrível já que coisas assim não eram vistas na época. Logos depois ele não parou mais de gravar e fazer sucesso, porque toda a experiência que ele teve em seus outros trabalhos ele pode colocar em prática em todos os seus filmes, e sendo específico são mais de quinhentos filmes, entretanto, conforme o passar dos anos os filmes foram se perdendo com o tempo, já outros dizem que certo dia ele teve um surto de raiva e acabou lançando alguns de seus filmes no fogo, porém como eu disse não passa de especulação. E conforme o tempo foi se passando ele foi descobrindo cada vez mais efeitos como outro que ele nomeou de"dupla exposição" onde durante a "edição" (que ainda nem existia direito) ele duplicava a cena em que a pessoa estava, colocando uma em cima da outra causando um efeito de tontura ou mesmo estaze, dependendo da ideia de quem criava.
E assim fora criando Méliès a sua fama, pois ele não só gravava filmes como conseguiu aprimorar a linguagem do cinema e o seu conteúdo, porque ele começou a fazer videos de mágicas, ou seja, videos de trucagem com histórias malucas, coisas que ninguém pensava na época tanto que ele foi o responsável por criar o primeiro filme considerado de ficção científica chamado "Viagem a lua", onde ele se inspirou em duas narrativas, "Da Terra a Lua" e "A roda da Lua" onde ele criou um roteiro original e assim criou o filme que fala sobre um grupo de astrônomos que se reúnem e decidem ir a lua, lá eles encontram uma civilização primitiva e assim vão ocorrendo vários acontecimentos(que eu não vou contar se não perde a graça, caso queiram assistir). Esse filme não é tão elaborado em questão de ângulos de câmera, mais o interessante é que os quadros conseguem dizer por si próprios, pois como eu falei antes ele inovou a linguagem do cinema e seu conteúdo, ele criava muito, ia além do seu tempo, porque os franceses só pensavam em enredos românticos baseados em livros, já Méliès inovou a sétima arte do seu tempo. Inclusive um fato engraçado é que ele também foi responsável por ser o primeiro a mostrar uma cena considerada nudez, porém era algo mais sensual que nem aparecia tanto, mais que pra época já era muito. Um outro fato interessante é que ele adorava decepar a cabeça de seus personagens, alguns pesquisadores que trabalham analisando isso diziam ele provavelmente possuía algum problema mental ou coisa assim. Mais na minha opinião só era legal mesmo porque também ninguém conseguia fazer isso.
Entre 1986 e 1912 foi o auge da carreira Méliès, inclusive ele possuía uma distribuidora em Nova York e em alguns lugares da Europa, não só isso como ele também foi o primeiro a construir um Studio na Europa cujo tinha os seus 17 metros de largura por 60 de comprimento, era super alto e ao invés de paredes de concreto ele optou por colocar vidraças para que pudesse ser aproveitado o máximo de luz possível, porém ele também tinha as suas luzes artificiais. Mais oque se impressionava no Sr.Méliès
era porque ele era muito detalhista em questão de cenário, figurinos tanto que ele foi o primeiro cineasta a usar o StoryBoard (desenhar os ângulos da cena para se ter uma noção maior de como será feito) ou seja, esse cara era um gênio do seu tempo. Infelizmente em 1912 ele parou de gravar pois os seus filmes já não impressionavam tanto como antes, porque os filmes agora tinham uma narrativa própria e ele só com os videos de trucagem já não chamavam mais tanta atenção, ou seja, ele estava ficando ultrapassado e por isso a Star Film faliu em 1920. E depois ele acabou morrendo no anonimato trabalhando como vendedor de jornal, infelizmente seu valor histórico não foi reconhecido quando vivo, mais sim depois de sua morte tanto que o próprio Charle Chaplin disse que ele era o alquimista da luz e hoje ele é considerado um dos maiores se não o maior Cineasta da história do cinema, inclusive fora lançado um filme m 2011 chamado "A invenção de Hugo Cabret" que fala um pouco da história do Méliès sem contar no livro também. Então como se percebe ele foi um grande cineasta que cujo até hoje seus ensinamentos são postos a prova e cada dia ganhando mais força. Ei ? Oque acharam ?
E caso tenha idéias de temas que você quer ver aqui é só me contatar pelo e-mail (expressogalactico@gmail.com) ou dizer aqui em baixo nos comentários. Aproveita e vê os outros post, porque se você gostou deste, com certeza vai gostar dos outros também, mais enfim. Obrigado pela atenção, desde já uma vida longa e próspera, falou.
Comments